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segunda-feira, 5 de julho de 2010

Projeto: Higiene é Saúde!

1- INTRODUÇÃO

Em se tratando de educar para higiene corporal e ambiental, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo e ambiente.
A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e
fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso
facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito
do próprio corpo e do ambiente em que vive sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo e o meio.
Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajudam a viver melhor, sem dúvida
alguma ele estará motivado a colocá-los em prática com regularidade.
Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e
incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene.
Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos
alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar.
É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma
tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura,
etc.
Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso
corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
2- APRESENTAÇÃO
O presente projeto implantado em Jaraguá-go, através da Escola Municipal
Pequeno Príncipe, direcionado aos alunos apresenta uma proposta enriquecedora,
planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada no ano de 2007,
buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos
hábitos de higiene, onde será organizado de acordo com o número de alunos de cada turma.
3-JUSTIFICATIVA
O Projeto "Higiene e Saúde" é uma proposta que possibilita e garante uma
aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.
Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e
sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de
cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e
da coletividade.
Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se
refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora
de atitudes e hábitos.
As experiências mostram que transmitir informações a respeito do
funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como
um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos
desenvolvam atitudes de vida saudável.
É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos
na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.

4- OBJETIVO GERAL
O objetivo principal do Projeto "Higiene e Saúde" é conscientizar os
alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da
compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de
medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;
2. Identificar doenças causadas por falta de higiene;
3. Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
4. Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;
5. Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
6. Orientação da necessidade de se ir aos postos de saúde pública para os exames preventivos;
7. Palestra sobre a Dengue; como é transmitida; como o vetor se reproduz;
8. Acompanhamento da necessidade de manter em dia a caderneta de vacinação das crianças;;;
9. orientação da não poluição de rios e ruas com lixos domésticos;
10. Conscientização das responsabilidades dos pais em manter os filhos menores com bons hábitos de higiene;
11. Orientação Religiosa da moral Cristã enfocando a higienização.
12. Aplicação de Flúor Dentário nas crianças de 04 a 14 anos de idade, através de profissionais da área odontológica;
13. A importância de se lavar os alimentos crus.
14. Cuidados para evitar a proliferação de piolhos.
6- DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
6.1 Metodologia
Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os
alunos. São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.
Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos,
portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de
higiene, sendo feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos os participantes e voluntários.

1. Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e
outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico.
De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata.
SUGESTÕES:
• Realize na sala de aula a "Feira do banho", trazendo todos os
objetos envolvidos na higiene corporal.
• Monte-os num pequeno balcão e esta exposição poderá ser usada toda vez que o assunto permitir.
2. Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes
para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a
sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.
3. Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário é importante na manutenção da temperatura corporal.
4. SUGESTÕES:
• Utilize cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuários
do Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas.
• Mostre a importância do sol na higiene da roupa.
• Destaque a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um
lugar para guardar roupas sujas.
• Mostre a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos, correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos, espinhos, pedras, etc.
• Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão, lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.
4. Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde. A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.
Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes.
Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.
Destaque os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes: a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a si e aos outros pelo mau hálito.
5. Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados com xampu ou sabão diariamente, ou então, duas vezes por semana.
Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e bem cortados.
Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos.
QUESTIONAMENTOS:
Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.
O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?
Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?
Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
Como devo conservar os meus pés? Por quê?
Como devem ser, estar às roupas que uso par ir à escola?
Que roupas devo usar para dormir?
E para passear?
Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?
O professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no
estado geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor
de garganta, palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarréias, podem
ser sinais e sintomas de doenças transmissíveis.

6.2- REFERÊNCIAS TEÓRICAS
O referido projeto tem uma linha ampla de pesquisa e inspira-se em vários teóricos..
6.3- INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE
Deve-se contar com a participação de todos que estão inseridos no processo.
Contar-se-á também com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, Postos de
Saúde, com a realização de palestras, exibição de filmes, entrevistas, etc.
6.4- PROCEDIMENTOS
Quanto ao funcionamento: A proposta será desenvolvida a todos os alunos do
1º ciclo, sem duração pré-definida, através de atividades interdisciplinares.
6.5- RECURSOS HUMANOS
Professores, orientadores, supervisores, estagiários, alunos e voluntários.
6.6- RECURSOS MATERIAIS
Serão utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, apostilas, material
didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, vídeo, etc.

6.7- CLIENTELA
Alunos d o ensino infantil
6.8- ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS
Será organizado de acordo com o número de alunos de cada turma.
6.9- AVALIAÇÃO
Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através
desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e
alertados da necessidade do cuidado do corpo e do meio como um todo.
É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre
voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os
alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local
de estudo e trabalho. A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e o seu “ambiente é parte dessa vida” que merece carinho e cuidados especiais. Todos os resultados e avaliações serão feitos através de observações.

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